Editora Kiron
Product ID: 1005
Product SKU: 1005
New In stock />
Almas ao longe: ainda longe de nós

Almas ao longe: ainda longe de nós

Marca: Editora Kiron


Por:
R$ 97,00

ou 12x de R$ 10,01 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Em quase todo planeta se via algo semelhante: cidades grandes se tornando pequenas e as que já eram assim praticamente desaparecendo ou se transformando em pequenas vilas ou povoados. Isto também estava desestruturando a economia. Na grande planta siderúrgica da cidade de Clara, que no passado chegou a empregar mais de 10.000 pessoas, nesses dias tinha apenas 4.000. Alguns com salário melhor nem moravam ali. Rumavam para as cidades outrora grandes, às vezes a cada dois ou três dias, ou no fim de semana ou até diariamente. Muitas linhas de produção foram fechadas, ficando as mais rentáveis e as que tinham mais facilidade de escoamento, de acordo com a estrutura logística que atendia a região.
* * *
Agostinho e Floriano desciam do vale para a cidade do Rio de Janeiro e o primeiro comenta:
- Isto aqui e aqueles morros lá eram só favelas. Hoje tem mais mato que tudo.
De fato, as habitações próximas ao Aeroporto não existiam mais, contribuindo enormemente para a limpeza das águas da baía, mas transmitiam um sinal de decadência. Alguns morros tiveram suas habitações sensivelmente diminuídas e modificadas. A população remanescente ia se ajuntando próximo ao centro e aos bairros da orla marítima. Chegando-se aos bairros da zona sul a diferença era menos gritante que 30 ou 40 anos antes, à exceção da ausência de gente jovem.
* * *
Ao viajar pelos estados do sul Artur constatou o que é recorrente no resto do país e no mundo todo devido a essa síndrome: cidades diminuídas, vilas abandonadas, outrora campos de cultivos hoje tomados pelo mato e a área agricultada migrando para perto das cidades médias ou sítios com facilidades de escoamento da produção. Ouviu rumores de que havia muito tráfico de adolescentes, a maioria do sexo feminino, visando a atender pedidos do Rio e São Paulo e outros centros. O que outrora era feito com embriões agora é feito com pessoas vivas. Afetados jovens por esta síndrome, loiros e de olhos azuis tinham muito valor no mercado de gente, malgrado a ação policial e a censura da opinião pública.

Clique aqui para uma degustação deste título

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    Confira os produtos